Como trabalhar com indicadores

  Como já falamos no “post” anterior é muito importante definir os indicadores de sua empresa ou de seu setor de trabalho, para que consiga melhorar o rendimento e prospectar um futuro com mais segurança.

  Para que trabalhe bem o indicador e entenda sobre a saúde de sua empresa é importante ter um conhecimento em algumas funções de estatísticas.

  Veremos agora como trabalhar seu indicador usando algumas funções de estatísticas e saber como tirar “bons frutos” de seu trabalho.

  Vamos usar como exemplo um indicador de vendas de celulares;

  “Uma loja trabalha com 3 tipos de modelos (modelos do tipo A, B e C), o gerente queria repor o estoque então decidiu prospectar para saber qual seria a quantidade de cada modelo que devera comprar para os próximos meses.”

  Neste caso usaremos a função “média” e “desvio padrão” para tentar definir uma linha padrão entre as vendas e assim poder decidir qual modelo comprar mais e comprar menos.

  Quantidade de aparelhos por modelos vendidos no mês na loja:

Modelos Janeiro Fevereiro Março Abril
Tipo A 50 70 30 20
Tipo B 76 40 80 12
Tipo C 49 40 58 45

  Vamos saber qual é a média dos aparelhos vendidos:

                Calculo de média:

 Se n número dados, cada número denotado por ai, onde i = 1, …, n, a média aritmética é a soma dos valores ai‘s divididos por n, ou:

media

   Calculo de média no excel:

            =media([amotra])

Modelos Janeiro Fevereiro Março Abril Média
Tipo A 50 70 30 20 43
Tipo B 76 40 80 12 52
Tipo C 49 40 58 45 48

  Depois de definir a média, percebe-se que o modelo tipo B tem um grau de venda maior que as demais, mas neste momento pode surgir a hipótese que o tipo B é um ótimo candidato para se concentrar a compra do próximo mês. Mas neste momento não estamos focado na média e sim em qual tipo de modelo será o mais confiável para investir o dinheiro.

  Neste próximo passo aplicaremos uma função chamada desvio padrão:

  O desvio padrão de uma variável aleatória X é definido como:

desvPadra

  Em outras palavras, o desvio padrão amostral de uma variável aleatória X pode ser calculado como: Para cada valor  calcula-se a diferença entre  e o valor médio

       Calculo desvio padrão no excel:

                 = DESVPAD.P([amotra])

Modelos Janeiro Fevereiro Março Abril Média DesvPadrão
Tipo A 50 70 30 20 43 19,20
Tipo B 76 40 80 12 52 27,86
Tipo C 49 40 58 45 48 6,60

  Agora que temos o resultado do desvio padrão podemos assim definir qual será o modelo que o gerente deverá comprar mais aparelhos e o que deverá comprar menos.

  O desvio padrão é o cálculo que defini um padrão entre os valores e a média quanto mais próximo de 0 (zero) o desvio padrão for mais próximo da media ele se encontra, definindo assim um padrão expressivo entre os números.

Média DesvPadrão
43 19,20
52 27,86
48 6,60

  Podemos dizer que:

Média | DesvPadrão

48     –    6,60  à Este é o aparelho mais seguro para se comprar, como pode perceber dentre todos este o desvio padrão mais perto de 0 (zero) significa que a movimentação de aparelhos vendidos está mais perto da media, tendo assim uma consistência.

Média | DesvPadrão

52     –  27,86  à  Este aparelho tem um desvio padrão mais longe de 0 (zero) sendo o aparelho com maior instabilidade, quer dizer que a venda dele oscila sempre entre 27,8 aparelho para mais ou para menos, para investir neste aparelho recomenta-se que seja feito valor de média menos desvio padrão, sendo assim economizando e garantindo um estoque com mais rotatividade.

  Espero ter ajudado, e recomendo que procure mais sobre funções de estatísticas, tal como regressão linear, moda, mediana e etc.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s