Por que usar inteligência de negócio?

Quando fazemos esta pergunta logo associamos a uma ferramenta, software ou algo assim, mas não é bem por ai, inteligência de negócio é um conceito que existe ferramentas para apoia-la não ferramentas que fazem a inteligência acontecer.

A inteligência de negócio vem mais com a percepção do profissional do que com a ferramenta, se ele não sabe o que quer com certeza não sabe de onde tirar e cruzar as informações, é o caso do capitão do navio no meio do oceano, se ele não sabe pra onde vai, qualquer vento lhe serve. Mas pra quem quer chegar a algum lugar ai sim deve se pensar com calma e aplicar algumas técnicas para poder definir o caminho que deve traçar para poder chegar no destino.

Os conceitos e técnicas de inteligência de negócio aplica-se até na vida, quando se vai comprar um carro ou uma casa, escolher o lugar das férias da família, a maioria aplica técnicas usada em “inteligência de negócio” e nem percebe, tal como, verificar a qualidade do carro, antecedentes de batidas e multas, km rodada e até como o atual dono se comporta com seus bens, isso e acumular dados para se tomar uma decisão lógica se deve ou não comprar pelo preço oferecido, isso e técnica de cruzar dados,  do mesmo jeito fazemos quando vamos viajar, estudamos como estará o tempo verificando o mesmo período do ano passado, procuramos localidade e procuramos referência de quem já foi, isso e técnica de predição, estudamos o passado pra prever o futuro.

A inteligência de negócio usa exatamente estas técnicas para poder dar mais tranquilidade para tomar uma decisão, e justamente por isso devemos sempre buscar o maior número de informações possíveis sobre qualquer ação que pensamos em tomar, para poder ter segurança na decisão.

As técnicas de inteligência de negócio pode-se aplicar na sua vida profissional, independente da profissão, vamos usar como exemplo um profissional da área de logística que trabalha em uma empresa de motoboy, o horário de trabalho dos colaboradores (motoboys) e das 9hrs às 18hrs, mas algumas vezes por semana alguns devem trabalhar até 22hrs, o profissional que é encarregado de liberar as entregas percebe que eles chegando as 9hrs ficam pelo menos 2 horas lá sem fazer nada, portanto o motoboy entra as 9hrs trabalha até 22hrs contabilizando 12 hrs de trabalho (4hrs extras) sendo que pelo menos 2hrs eles não fazem nada, construindo um relatório pra identificar um padrão de quando e quais clientes pedem serviço fora do horário ele pode pedir pra alguns colaboradores entrar mais tarde e assim economizar com hora extra.

E com atitudes simples pode-se cortar gastos, melhorar o ambiente de trabalho e familiar. Não seja mais um perdido no oceano, trace uma rota.

Deixe um comentário